História da Câmara

“Das suas águas milagrosas surgiu a Cidade das Luzes – Candeias”

Autor: Mário Lúcio Sales de Souza

A Câmara Municipal de Candeias, foi instalada em 07 de abril de 1959, sendo utilizado o espaço do Brasil Sport Club, na rua 07 de Setembro – centro deste Município. Nesta data houve a Posse dos Vereadores, composta dos nobres Senhores: Manoel Gonçalves de Sales, Olavo Serafim Borges, José Rufino da Mota, Divalmiro Sales Lima, Thyers Novais de Cerqueira Lima, Milton Expedito de Oliveira e Alfredo Silva Serra, os quais foram empossados pelo Exmº Senhor Dr. Manoel dos Santos Rocha- Juiz da 1ª Zona Eleitoral da Comarca de Salvador. Em seguida foi constituía da primeira Mesa Diretora, com a seguinte composição: Presidente: Manoel Gonçalves de Sales, Vice-Presidente: Thyers Novais de Cerqueira Lima, 1º Secretário: Olavo Serafim Borges e o 2º Secretário: Divalmiro Sales Lima. Nesta mesma data foi empossado o primeiro Prefeito deste Município, o saudoso Dr. Francisco Gualberto Dantas Fontes – médico sanitarista que atuava no Posto Médico da Associação de Candeias. Na solenidade de Posse e Instalação do Município se fez presente: Dr. Luiz Viana Filho-Deputado Federal. Frei Cleto Marques Ferreira, OFM – futuro Vigário da Matriz de Nossa Senhora das Candeias, Senhor Armando Parada Beltrão-Coletor Estadual neste Município, Senhor Antônio Campos Araújo, Senhora Alice Maria Goés Santos Rocha, e demais autoridades locais. Esta Casa Legislativa no período de 1959 a 2023 já aprovou 1.412 Leis Municipais, 536 Resoluções, 166 Decretos Legislativos, inúmeras Moções de Pesar, Repúdios, Aplausos e Congratulações, inúmeras Solicitações, Indicações e Pedidos de Providências. Até 04 de abril de 1990 o Município era regido pela Lei Orgânica dos Municípios Brasileiros de nº 140, de 22 de dezembro de 1948, mas com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a Constituição Estadual de 1989, permitiu a todos os Municípios Brasileiros, a terem a sua própria legislação, fundamentada na Carta Magna de 1988, sendo a nossa Lei Orgânica Municipal, promulgada em 05 de abril de 1990.

De 1959 a 2023 passaram vários Presidentes como: 1º Manoel Gonçalves de Sales,  Olavo Serafim Borges, Milton Expedito de Oliveira, Dr. Edgar Novaes Nonato, Antônio Lazaro de Souza, Thyers Novaes de Cerqueira Lima, Alfredo Silva Serra, Miguel Agapito dos Santos, Francisco Pedro de Oliveira, José Roberto trindade, Romeu Antônio Pacheco Bordoni, Milton da Silva Santana, Alberto Braz Batista Amaral, Antônio Fernando Ribeiro Bordoni, Antônio Bartholomeu Jânio de Medeiros, Lindinalva Freitas Rebouças, Olegário Chagas Ferreira, Milton Viana de Albuquerque Filho, Maria Célia de Jesus Magalhães Ramos, Jorge Luiz Tavares Bordoni, Antônio Coutinho de Freitas, Joseval da Silva, Francisco Silva Conceição, Drª Maribel Brasil dos Santos Ramos, José Roberto Gois Melo, Reigilson Soares Nunes, Fernando Calmon Oliveira do Nascimento, Lucimeire de Jesus Magalhães do Nascimento, Silvio Correia, Valdir Cruz de Jesus(atual).

Atualmente, com o nosso prédio novo, com boas instalações o qual além de servir para as Sessões Legislativas, tem servido de auditório para palestras, formaturas, seminários e outras atividades correlatas, para bem servir o nosso Povo. A Câmara funcionou provisoriamente no antigo Brasil Sport Club, depois a Prefeitura cedeu um espaço no prédio do antigo Mercado Municipal à rua 13 de Maio-centro e a partir de 16 de junho de 2006, passamos a funcionar neste lindo prédio, situado a Avenida dos Três Poderes, S/Nº – bairro do Ouro Negro, o qual foi construído na gestão do ex-Vereador/Presidente Antônio Coutinho de Freitas (Arigatô).

A atual Mesa Diretora é composta dos Seguintes Vereadores: Presidente: Valdir Cruz de Jesus, Vice-Presidente: Rosângela de Souza Salomão, 1º Secretário: Robson de Jesus Miranda, 2º Secretário: Nairvaldo Rebouças Santana.

Relação dos Vereadores da 16ª Legislatura Municipal: Adailton Pereira Sales, Alcione Maria da Costa Borges, Diego Felipe Maia de Queiroz, Ivan de Brito Cunha, Jorge Moura Barbosa, Luis Carlos Reis Macedo, Maria Rita Correia Vieira de Souza, Maria Célia de Jesus Magalhães Ramos, Nairvaldo Rebouças Santana, Rosana de Souza Silva, Reigilson Soares Nunes, Roson de Jesus Miranda, Rosângela de Souza Salomão, Silvio Correia, Tânia Maria dos Santos Batista, Valdir Cruz de Jesus e Valmir Gomes dos Santos. – Sessão Ordinária todas as quartas-feira.

Câmara Municipal de Candeias, em 13 de setembro de 2023.l

Fonte: Diretoria Legislativa

(Mário Lucio Sales de Souza)

brasao-candeias

Praça dos Três Poderes, s/n – Ouro Negro, 43800-000

Seg – Sex: 8:00 am – 14:00 pm

Novas atualizações

As últimas notícias, artigos e recursos da Câmara, enviados diretamente para sua caixa de entrada todos os meses.